Para reforçar tratamento de síndromes respiratórias, Prefeitura inaugura sala de soroterapia
No intuito de somar às outras medidas de combate à Covid-19 e outras síndromes respiratórias agudas graves (SRAG), a Prefeitura de Parintins inaugurou nesta sexta-feira, dia 19, uma sala de soroterapia no Serviço de Emergência do Bumbódromo, direcionado para atendimentos de emergência e triagem de pacientes sintomáticos respiratórios. A abertura do espaço foi feita pelo prefeito Bi Garcia (DEM), presidente da Câmara, Mateus Assayag (PL), secretário de Saúde, Clerton Rodrigues, e vereadores.
A sala de soroterapia foi criada para atender pacientes com casos leves e moderados de Covid-19 e outras síndromes respiratórios. No espaço é feita a aplicação de vitaminas e sais minerais nos pacientes para aumentar a imunidade. O protocolo medicamentoso segue orientações do médico e nutrólogo Dr. Jorge Masullo.
O kit vitamínico foi introduzido nos protocolos de tratamento da Covid no início de fevereiro, na unidade de saúde do Bumbódromo. A unidade atendeu a mais de 8 mil pessoas com serviços médicos e de enfermagem, somente no mês de janeiro, e apenas 62 pacientes foram encaminhados aos hospitais Jofre Cohen e Padre Colombo. “Esse tratamento primário, que é feito com a medicação oral e sorologia, está fazendo um efeito muito grande. A gente está reduzindo e evitando o colapso de internações”, salientou o prefeito de Parintins, Bi Garcia.
A aposentada Darlene Matos, de 60 anos, foi uma das primeiras pacientes atendidas na sala de soroterapia e faz uma avaliação positiva do trabalho desenvolvido no espaço. “Estou sendo bem tratada, estou sendo medicada, graças a Deus. Não está faltando nada para nós aqui”, destacou.
Fotos: Yuri Pinheiro.