Prefeitura de Parintins encerra atendimentos oftalmológicos de 2020 com mais de 300 consultas
Desde o mês de novembro de 2017, a população conta todos os meses com o Serviço. Neste período, jornadas de cirurgias também foram realizadas
Com mais 300 atendimentos na sexta-feira (18), a Prefeitura de Parintins por meio da Secretaria de Saúde e Fundação Piedade Cohen finalizou os atendimentos nesta gestão com mais de 9 mil consultas realizadas. Pelo segundo mês consecutivo, a oftalmologista Ana Paula Taketomi tem atendido a população.
Além das consultas agendadas nas unidades básicas de saúde, a parceria da Prefeitura e Fundação Piedade Cohen também tem atendido a emergências como no caso do senhor Francisco Araújo que voltou para verificar a situação de sua visão após acidente de trabalho ocorrido em novembro.
Ele conta que teve uma lesão nos olhos causada por um pequeno pedaço de metal. Afirmou que a profissional o atendeu fora do consultório por conta da gravidade, o que trouxe melhora significativa para ele. “Se ela não fizesse isso, eu ia ficar todo esse tempo prejudicado. A fagulha já tava até enferrujando no olho”, lembrou.
Ana Paula Taketomi agradeceu a oportunidade de poder atender a população de forma gratuita realizando inclusive uma série de exames como fundoscopia, fundo de olho, biomicroscopia entre outros. Ela orienta a importância de manter a proteção dos olhos, especialmente durante o trabalho por conta do grande número de acidentes, como ocorrido com o senhor Francisco Araújo. “Por um descuido acontecem estes acidentes que só podem ser tratados com microscópio”, relatou.
O secretário de saúde, Clerton Rodrigues, afirmou que a parceria irá continuar e em breve novas jornadas de cirurgia serão realizadas. “Por conta da pandemia infelizmente tivemos que cancelar as cirurgias previstas este ano, mas em 2021 elas serão retomadas, seguindo a orientação do prefeito Bi Garcia”.
Foto: Secom Parintins.