Profissionais de Saúde de Parintins apresentam projetos finalizando especialização com Sírio Libanês
Projetos de intervenção apresentados serão colocados em prática nas unidades de saúde do município
Dezessete profissionais da Secretaria de Saúde de Parintins apresentaram nesta semana os resultados dos Projetos de Intervenção promovidos dentro curso de especialização realizados na parceria da Prefeitura de Parintins com o Hospital Sírio Libanês, Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).
A parceria inédita no Estado do Amazonas qualificou os profissionais que apresentaram os seguintes projetos que serão colocados em prática nas unidades de saúde de Parintins:
– GPRS – Implantação do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família no Município de Parintins: desafios e potencialidades.
– PSUS – Preceptoria e Saúde: formação de profissionais preceptores no município de Parintins;
– Implantação do Núcleo de Educação Permanente em Saúde como estratégia para mudança na integração ensino-serviço-comunidade e fortalecimento da preceptoria n威而鋼
o município de Parintins-AM;
– Uma proposta de reorganização das farmácias das Unidades Básicas de Saúde como precursor da preceptoria na saúde no município de Parintins-Am.
Segundo o secretário de Saúde, Clerton Rodrigues, a parceria busca a qualificação dos profissionais, o que impacta positivamente no atendimento dado à população. Ele reafirmou a disposição da gestão do prefeito Bi Garcia em investir na capacitação técnica de seus servidores.
Para a médica Raysa Paulain, o que foi viabilizado em Parintins por meio da parceria é o que já acontece nos grandes centros. “Esses projetos quando começamos a fazer, já sabíamos que seriam implantados nas unidades de saúde e com certeza farão a diferença na vida da população”, ressaltou.
Daizes Pimentel, assessora técnica da Secretaria de Saúde, salientou ainda que dois dos projetos feitos e apresentados em Parintins foram classificados para uma mostra nacional que será realizada pelo Hospital Sírio Libanês.
Foto: Secom Parintins.