DestaqueForadailha

Raiff Matos apresenta PL para inclusão do Dia do Músico no calendário de Manaus

O projeto de lei do vereador Raiff Matos (DC) para a inclusão do Dia do Músico, dia 22 de novembro, no calendário de Manaus foi deliberado para tramitação na Câmara Municipal de Manaus. A intenção do PL é estimular a inclusão da data na agenda dos departamentos municipais de cultura, educação, turismo, promoção e assistência social, esporte e lazer, com a promoção de eventos alusivos à história, cultura, teoria e prática musical. Após a deliberação no Plenário, o Projeto de Lei tomou o número 105/21 e seguiu para análise na Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Casa.

“A intenção é valorizar e homenagear artistas, bandas e pessoas que atuam com a música na cidade. A aprovação deste projeto será uma justa homenagem do Legislativo manauara para o profissional da área, que infelizmente ainda é muito discriminado e desvalorizado”, afirmou o vereador Raiff Matos. A proposta também estimula a criação de honrarias e concursos culturais com o objetivo de fomentar, incentivar, apoiar, descobrir, reunir e premiar os músicos e talentos artísticos locais.

A música é uma das artes mais tradicionais de Manaus com forte presença em diversas manifestações populares. Muitos músicos da capital amazonense ganharam notoriedade nacional e internacional como os maestros Cláudio Santoro e Nivaldo Santiago e os cantores Vinícius Cantuária, Zezinho Corrêa e Eliana Printes. A música também é destaque em manifestações folclóricas como a ciranda e o boi bumbá e também está presente na adoração das mais diversas igrejas cristãs da cidade.

Foto: Joelma Sanmelo

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *