Raiff Matos comemora lançamento do Edital Prêmio Manaus 2021 Zezinho Corrêa
Representando a Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador Raiff Matos (DC) compôs a mesa no lançamento do ‘Edital Prêmio Manaus 2021 Zezinho Corrêa’ oferecido pela Prefeitura de Manaus para fomentar a cultura manauara diante das limitações para a atividade cultural diante da pandemia de Covid-19. O lançamento oficial ocorreu na sede da Prefeitura de Manaus em evento concorrido com participação de artistas, autoridades e da imprensa.
O edital lançado pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) atende aos pleitos do vereador que vem, desde o início do mandato, incentivando a Prefeitura de Manaus a buscar uma solução emergencial para os artistas da capital que estão prejudicados pela pandemia.
“Preciso destacar essa harmonia entre o Executivo e o Legislativo que permitiu esse lançamento que é primordial para fomentar a atividade e para valorizar os nossos artistas. Me sinto muito à vontade para participar desse evento que marca um novo tempo para a cultura em Manaus e confirma que o prefeito David Almeida está sensível para a nossa causa”, afirmou o vereador Raiff Matos.
O vereador também destacou a homenagem ao cantor Zezinho Corrêa, morto no início do ano por Covid-19. “O Zezinho foi uma pessoa muito importante no meu desenvolvimento como artista. Além de um grande artista, era também um ser humano de caráter ilibado, sendo esta uma justa homenagem a esse ícone da cultura regional”, afirmou.
Ao todo, o edital contemplará mais de 325 artistas e agentes culturais com prêmios de R$ 1.900 até R$ 10 mil. Artes visuais, audiovisual, circo, dança, hip hop, literatura, manifestações culturais, teatro e música são alguns dos segmentos contemplados no edital. Os projetos inscritos deverão ser no formato de podcast, vídeo, e-book, live e propostas formativas, podendo concorrer pessoas físicas e jurídicas.
O presidente do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), Tenório Telles, destacou a importância de valorizar os diversos segmentos artísticos, incluindo o gospel, com esse edital. “Todos os segmentos merecem ter seu espaço e tem direito de ter seu lugar no mundo. A diversidade define a nossa cultura e todas essas expressões terão oportunidade”, destacou.
Tenório também destacou o simbolismo na homenagem ao Zezinho Corrêa. “Ele durante muito anos personificou a arte na nossa cidade. Mas ele não era somente um grande artista, mas uma grande figura humana que tive a oportunidade de conviver por 20 anos no Sesc”, disse.
O diretor de Cultura da ManausCult, Jonatas Ribeiro, explicou que o edital tem a intenção de atender de forma emergencial os artistas no meio da pandemia. Ele será completamente virtual, tanto nas inscrições como no conteúdo cultural oferecido. “Muitos artistas estão em emergência alimentar, tendo grande dificuldade de subsistência. Os artistas foram os primeiros que pararam e deverão ser os últimos que voltarão”, justificou.
Fotos: Joelma Sanmelo