Foradailha

Raiff Matos defende inclusão de Festival de Arte Gospel no calendário cultural de Manaus

O Festival Gospel de Arte de Manaus – FEGAM deverá ser, em breve, mais um evento no calendário oficial da cidade de Manaus. Para tornar o festival realidade, o vereador Raiff Matos (DC) ingressou com Projeto de Lei na Câmara Municipal de Manaus com o objetivo de viabilizar o evento sem gerar despesa para a Prefeitura de Manaus. A ideia é direcionar recursos do Fundo Municipal de Cultura e, caso necessário, estabelecer parcerias com empresas privadas.

Pela proposta, a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) ficará com a responsabilidade de selecionar os participantes do festival através de concurso, além de elaborar o projeto básico de execução do evento, elencando todos os pré-requisitos para a participação, bem como a forma pela qual se dará a premiação dos inscritos. A ideia é que o festival seja realizado na Praça D. Pedro II, localizada no centro de Manaus.

“Não há como excluir o público evangélico das políticas públicas na área cultural. Além de estimular a criação artística e o desenvolvimento desse segmento cultural, o festival também vai permitir uma maior socialização e união das famílias cristãs do município”, defendeu o vereador Raiff Matos.

O festival vai incluir as modalidades artísticas de música, dança, artes plásticas e literatura. Diversas cidades no país já possuem programações culturais direcionadas para o segmento. Mas a maioria investe apenas no segmento musical e a capital amazonense poderá inovar ampliando o foco para outras atividades culturais. Essa inovação deve impactar positivamente até mesmo no turismo da cidade.

A música gospel já é reconhecida no país como manifestação cultural. Mas infelizmente, ainda permanece sem a devida valorização como arte. As estatísticas mostram que o número de evangélicos vem crescendo em progressão geométrica em todo o país e Manaus não está fora dessa realidade. A estimativas apontam que atualmente mais de 30% da população brasileira se diz evangélica. Segundo o último Censo, de 2010, 22,2% dos brasileiros se disseram evangélicos, o que corresponde a 42,3 milhões de pessoas. Uma evolução de mais de 60% em relação ao Censo de 2000, quando eram 15,4%. Em 1991, o percentual de evangélicos era de 9% e, em 1980, de 6,6%.

“Além da valorização daqueles que se dedicam à arte gospel em Manaus, o festival visa alcançar um público familiar que atualmente sente falta de eventos direcionados para si. Por tudo isso, considero a iniciativa importante para a nossa cidade de Manaus”, acrescentou o vereador.

Foto: Joelma Sanmelo

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *