Raiff Matos participa de ações contra a exploração sexual de crianças e adolescentes
O vereador Raiff Matos (DC) está participando das ações de sensibilização e orientação em alusão ao 18 de maio, data instituída em referência ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Nesta quinta-feira, Raiff participou da ação “Plante Amor”, na praça do Conjunto Santos Dumont, na zona Centro-Oeste de Manaus.
O evento reuniu líderes comunitários, representantes das igrejas locais, representantes do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas, da Semasc, Semsa, Conselho Tutelar e toda rede que atua junto ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) da zona Centro-Oeste. A ação contou ainda com a presença das delegadas Elizabeth de Paula, da Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (DEAAI) e Joyce Coelho, da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca).
Na oportunidade, o vereador informou sobre a tramitação de seu projeto de lei n.175/2021 que tem o objetivo de ampliar a segurança e a proteção das crianças nas escolas do sistema de ensino público e privado. O projeto determina a fixação de algum instrumento de comunicação (placas, cartazes ou banners) informando os endereços e os telefones dos conselhos tutelares e os telefones dos disque-denúncia nos estabelecimentos de ensino.
“Mobilizar, sensibilizar e conscientizar a população é necessário para proteger as nossas crianças. Por isso, a campanha do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças é tão importante para criar essa mobilização. Não posso ficar de fora das ações que buscam ampliar essa conscientização”, afirmou.
As ações dentro do chamado Maio Laranja buscam sensibilizar e orientar a população, sobre o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, divulgando os canais de disque-denúncia e a rede de proteção infantojuvenil. “Nosso projeto apresentado na Câmara também busca fortalecer essa rede de proteção porque determina a divulgação nas escolas dos canais de denúncia”, acrescentou o vereador.
Fotos: Joelma Sanmelo