Foradailha

Raiff Matos propõe inclusão do ensino de música no sistema municipal de ensino

O vereador Raiff Matos (DC) apresentou projeto de lei que dispõe sobre a inclusão do ensino da música no currículo oficial das escolas do Sistema Municipal de Educação. A modalidade de ensino deve favorecer estudantes dos Ensino Infantil e Fundamental de Manaus.

O ensino da arte e da música, em particular, são norteados pelos princípios contidos na Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. A legislação brasileira determina que o ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório da educação básica.

A proposta encaminhada pelo vereador indica que o ensino da música deve ser obrigatório e contínuo na cidade de Manaus, sendo ministrado por professores com formação específica na área. Sua implantação será definida pela Secretaria de Educação Municipal, que vai estabelecer as condições técnicas e pedagógicas para a efetiva implantação.

“A inclusão da música no currículo escolar de Manaus representa um novo tempo de qualidade para a educação no município. Pesquisas indicam que as crianças que desenvolvem um trabalho com a música apresentam um melhor desempenho na escola e na vida como um todo e, geralmente, apresentam notas mais elevadas”, argumentou o vereador.

Estudo desenvolvido por pesquisadores alemães comprova que as pessoas que analisam tons musicais apresentam área do cérebro 25% maior em comparação aos indivíduos que não desenvolvem trabalho com música. Da mesma forma, os que estudaram as notas musicais e as divisões rítmicas, obtiveram notas 100% maiores que os demais colegas em relação a um determinado conteúdo de matemática.

O reconhecimento da importância da música para a formação das crianças vem de séculos e continua a ser referendado pela ciência. O filósofo Platão decretou: “a música é um instrumento educacional mais potente do que qualquer outro”.

Foto: Robervaldo Rocha/CMM

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *