Santa Teresa levará faculdade de medicina a Parintins e Tabatinga em 2025
O curso de medicina da Faculdade Santa Teresa chegará às cidades de Parintins e Tabatinga a partir de 2025, revelou a pró-reitora do Grupo Fametro, Cinara Cardoso, em entrevista à Rádio Rios, nesta segunda-feira, 25/11.
Segundo a pró-reitora da instituição, a expansão do curso de medicina para o interior do estado representa um passo importante para a educação na região. A iniciativa busca descentralizar o acesso à educação de qualidade e fortalecer o desenvolvimento local.
“Isso possibilita que o aluno não saia mais da sua cidade e venha para a capital, quando se refere ao Amazonas, que tem uma grande dependência da capital”, afirmou.
A proposta visa fixar os futuros profissionais em suas localidades de origem, promovendo benefícios diretos às comunidades. “O aluno vai residir lá, vai ficar lá e, com certeza, contribuirá para o desenvolvimento da sua cidade”, completou.
A expectativa é que as portarias para abertura dos cursos sejam publicadas até o próximo ano, possibilitando o início dos vestibulares nas duas cidades. De acordo com Cinara, o processo está avançado em Parintins que deve receber as autorizações do curso ainda no primeiro semestre.
Ensino Superior Descentralizado
A pró-reitora destaca que a expansão do curso de medicina para o interior do Amazonas e para outras cidades do país reforça a missão do Grupo Fametro de democratizar o acesso à educação. Com essa estratégia, a instituição não apenas contribui para a formação de novos profissionais, mas também ajuda a reduzir o êxodo de estudantes para a capital, ao mesmo tempo em que leva o desenvolvimento para regiões periféricas e interioranas.
Expansão
Além de chegar ao interior do Amazonas, o Grupo Fametro amplia sua atuação em outras regiões do país. Já presente em cidades como Santarém (PA), Boa Vista (RR), e Fortaleza (CE), a instituição também está em processo de expansão para Brasília (DF) e Goiânia (GO).
A pró-reitora destacou que essa expansão tem uma particularidade: enquanto é comum grandes grupos educacionais de outras regiões se instalarem em Manaus, a Fametro está fazendo o caminho inverso. “Estamos falando de uma empresa amazonense se expandindo para o resto do país, indo para outros estados”, disse Cinara.
Essa trajetória reflete o crescimento e a consolidação do Grupo Fametro como referência no setor educacional, com iniciativas que impactam diretamente o acesso à educação e a formação de profissionais em locais onde a oferta ainda é limitada.
Com informações do jornalista Júlio Almeida do Portal Rios de Notícias