DestaqueNailha

Sempa coleta amostras de solo para orientação técnica da produção mecanizada no Laguinho

Os resultados encaminhados por um laboratório embasarão as recomendações técnicas da Sempa de manejo de solo e das culturas a serem cultivadas

 

Trinta produtores da comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do Laguinho estão contemplados pelo Programa Municipal de Mecanização Agrícola para o plantio de mandioca, macaxeira, milho, feijão e frutíferas em sistema consorciado. As áreas em processo de limpeza por trator foram visitadas na quarta-feira, 12 de janeiro, por uma equipe da Secretaria Municipal de Pecuária, Agricultura e Abastecimento (Sempa), para a coleta de amostras de solo para serem enviadas à análise química e física.

Os resultados encaminhados por um laboratório embasarão as recomendações técnicas da Sempa de manejo de solo e das culturas a serem cultivadas. As próximas fases consistem na distribuição de calcário, com grade aradora para incorporação, grade niveladora e plantio com plantadeira de maniva. Dez hectares terão a implantação do sistema de produção consorciado para melhor aproveitamento das áreas com as espécies como banana, açaí, graviola, acerola, cupuaçu e goiaba.

A etapa seguinte do trabalho depende das condições climáticas e da providência de insumos por parte dos produtores. Por orientação do prefeito Bi Garcia e do secretário Tião Teixeira, a vistoria de acompanhamento da execução do Programa Municipal de Mecanização teve a participação do subsecretário da Sempa, José Cursino, operador de máquinas pesadas, Rômulo Luiz, engenheiro agrônomo Josinaldo Corrêa, agroecologista Luiz Carlos Roçoda, e chefe de departamento de agricultura, Suelton Leite.

Foto: Reprodução

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *