Série C: Amazonas sofre revés fora de casa e Manaus empata na Arena da Amazônia
No sul, Amazonas perde pelo placar mínimo para o São José e Manaus fica no 0 a 0 diante do Floresta, em casa
Pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro Série C, os representantes amazonenses não saíram vitoriosos em suas partidas. Manaus e Floresta-CE não balançam as redes e ficaram no empate neste domingo (20/08). No sábado (19/08), o Amazonas perdeu, fora de casa, para o São José-RS, por 1 a 0. O Esmeraldino segue ameaçado. O Aurinegro está classificado e define sua posição final no G8 para conhecer os adversários da próxima fase.
São José x Amazonas – A Onça entrou com modificações na equipe por conta de suspensões. O início do jogo foi equilibrado entre os times. Aos 11, Matheuzinho cortou Xavier e, de longe, mandou de canhota para fora. Sete minutos depois, Guilherme Beléa arriscou de fora da área e o goleiro da Onça caiu para fazer a defesa em dois tempos. Aos 33, Matheuzinho cruzou, Thiago Santos ajeitou mal de cabeça, mesmo assim, na queda da bola, mandou um balaço e Marcão fez uma linda defesa de mão trocada. Aos 37, Rafael Carrilho arriscou e Marcão mandou para escanteio. Quatro minutos depois, Thiago Santos deu passe por cima da defesa do Amazonas e Guilherme Beléa pegou o chute no ar para nova intervenção de Marcão. Aos 45, Thiago Carrilho levantou na área em cobrança de falta e Thiago Santos escorou para abrir o placar para o time gaúcho.
Na volta da segunda etapa, o São José continuou em cima da Onça buscando ampliar o marcador. O Aurinegro chegou aos 22, em chute cruzado de Leo Guerra, onde Fábio Rampi evitou o gol. Dois minutos depois, Rafael Tavares finalizou de fora da área com a perna esquerda e Fábio Rampi apareceu, novamente, para impedir o gol da Onça. O jogo apresentou oportunidades para as duas equipes. Aos 43, Marcão fez novo milagre ao defender chute a queima-roupa de Alessandro Vinícius.
Manaus x Floresta – Aos três minutos, Lucas Batatinha roubou a bola no meio campo, avançou e bateu de canhota para fora. Dez minutos depois, Batatinha tentou, novamente, de longe, e não acertou o gol. Três minutos depois, Ricardinho também arriscou de longe e assustou Reynaldo. Aos 19, Henan recebeu de Gabriel Correia, girou e mandou de canhota no canto de Zé Carlos, goleiro do Floresta, mas o impedimento foi assinalado. Aos 40, após cruzamento da esquerda, Henan subiu alto, cabeceou na trave e no rebote, Klenisson, chuta na rede pelo lado de fora.
No segundo tempo, o Esmeraldino seguiu tendo mais posse de bola, entretanto, sem objetividade. O time cearense seguiu na sua estratégia de explorar os contra-ataques. O time visitante chegou aos 14, com Matheus Rocha, em chute para fora de longe. A partida ficou lenta e sem grandes chances. O Manaus foi para a pressão nos minutos finais. Aos 40, Thiaguinho carregou e mandou de direita, assustando Zé Carlos. Um minuto depois, Leilson recebeu pela direita, bateu e Reynaldo foi no canto mandar a bola para escanteio. O Floresta chegou mais uma vez aos 43. Buba aproveitou vacilo da zaga Esmeraldina, tentou driblar Reynaldo mas o arqueiro saiu abafando, a bola sobrou para Leilson e Reynaldo faz grande defesa, salvando o Gavião. Nos acréscimos, o Manaus abusou de bolas levantadas na área. O time desperdiçou uma boa oportunidade, com Cardoso, dentro da área, após o jogador finalizar em cima de Zé Carlos.
Próxima rodada – Na 19ª e última rodada da primeira fase do Campeonato Brasileiro Série C, o Amazonas recebe o CSA, no sábado (26), às 15h, no Carlos Zamith. No mesmo dia e horário, o Gavião visita o Figueirense, no Orlando Scarpelli.
Fotos: Eduardo Torres/São José e Deborah Melo/FAF