Série C: Manaus enfrenta Náutico em casa e Amazonas vai a SC enfrentar Brusque
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, na noite desta sexta-feira a tabela básica da Série C. A competição tem início em 2 de maio e vai até 12 de novembro. Representantes do Estado, Manaus e Amazonas já conhecem seus adversários de estreia.
O Manaus joga em casa, contra o Náutico-PE, e o Amazonas vai à Santa Catarina, onde enfrenta o Brusque.
Disputa – A fórmula de disputa repete o modelo de 2022: 20 clubes jogam entre si na primeira fase com os melhores colocados no Ranking Nacional de Clubes (RNC) fazendo 10 jogos como mandante e 9 como visitante.
Os oito melhores avançam para o quadrangular final, onde há divisão de dois grupos de quatro equipes, que fazem turno e returno e disputam seis rodadas. Os melhores colocados de cada grupo sobem para a Série B do Campeonato Brasileiros e os líderes disputam a final.
Veja os jogos da primeira rodada:
São José (RS) x Floresta (CE)
Paysandu (PA) x Aparecidense (GO)
São Bernardo (SP) x Remo (PA)
América de Natal (RN) x Ypiranga (RS)
Volta Redonda (RJ) x Pouso Alegre (MG)
CSA (AL) x Confiança (SE)
Botafogo (PB) x Operário (PR)
Altos (PI) x Figueirense (SC)
Manaus (AM) x Náutico (PE)
Brusque (SC) x Amazonas (AM)
Premiação – Representantes dos 20 clubes participantes da Série C do Campeonato Brasileiro 2023 e dirigentes da CBF se reuniram nesta sexta-feira (3) para aprovar novidades nesta edição da competição.
O Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, anunciou uma premiação recorde para os participantes da competição. A entidade vai distribuir R$ 18 milhões aos clubes. O valor é 38% acima do pago no ano passado.
“Fazemos um trabalho de muita austeridade administrativa e financeira com a intenção de reverter parte das nossas receitas no fomento ao futebol. Estamos cumprindo esse compromisso. Distribuir renda para os clubes que participam das nossas competições é um dos nossos objetivos nesta gestão”, disse Ednaldo Rodrigues.
Além de pagar a premiação recorde, a CBF ainda vai investir R$ 50 milhões na competição. A quantia será usada para garantir transporte, hospedagem, alimentação, custos de arbitragem e dopagem, entre outros gastos para a realização das partidas.
Nova bola – A bola oficial da competição é uma das grandes novidades: será a uhlsport GAME PRO, que conta com um design focado na cor azul e em detalhes esverdeados. Além do design inovador, as bolas receberam certificados de qualidade da FIFA e oferecem uma estrutura livre de absorção de água e maiores condições para o controle de jogo dos atletas.
Inscrição de atletas – Os clubes terão o direito de inscrever até 50 jogadores na competição, com prazo até o dia 4 de agosto, podendo substituir no máximo até oito atletas. A data final de inscrição é 25 de agosto.
Integridade no esporte – O Presidente Ednaldo Rodrigues anunciou a renovação do contrato com a empresa Sportradar, líder mundial em prevenção, detecção e inteligência no combate à manipulação de resultados. Ednaldo Rodrigues explicou todas as ações também adotadas pela CBF para monitorar e garantir proteção em relação a fraudes esportivas.
Tabela básica do Campeonato Brasileiro da Série C 2023
Regulamento do Campeonato Brasileiro Série C
Plano Geral de Ação Brasileirão Série C 2023
* Com informações da CBF
Fotos: Rafael Ribeiro/CBF