DestaquePavulagem

Temporal tira Tradicional da disputa e ciranda receberá título de honra do Festival

A atual campeã do Festival de Cirandas não disputará diretamente o título de 2022. Um forte temporal, que caiu em Manacapuru na noite deste sábado (27), interrompeu o espetáculo da Tradicional, quando a ciranda chegava a uma hora de apresentação no Parque do Ingá. O Apresentador, Alciro Neto, mencionou o regulamento do Festival e a responsabilidade pela segurança dos cirandeiros e do público ao informar a interrupção. A Majestosa teve como tema “O Dourado”.

A decisão veio após uma reunião entre representantes da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, presidentes das cirandas e órgãos de segurança. A agremiação vermelho, dourado e branco vai receber o “Título de Honra”, enquanto a disputa direta ficará entre Guerreiros Mura e Flor Matizada.

Ainda na noite de ontem, o presidente da Tradicional, Magal Pinheiro, esboçou esperança na continuidade do espetáculo. Após a limpeza da arena e a ligação segura dos equipamentos, a chuva voltou mais forte. A apresentação da Tradicional foi interrompida instantes após a aparição e evolução de Meire Matos, Porta-Cores da ciranda.

Nos bastidores, dois motivos foram decisivos para a Ciranda Tradicional, do bairro de Terra Preta, deixar a disputa. O primeiro foi o financeiro, pois a agremiação não teria mais recursos para manter toda a estrutura da apresentação. O segundo foi o tempo de montagem e desmontagem do espetáculo – não daria tempo para deixar a arena livre para a Flor Matizada.

Foto: Roger Matos

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *