Toada “Caprichoso – toda forma de amor” combate LGBTfobia e defende liberdade
O videoclipe da obra, escrita pelos compositores Igor Medeiros e Ericky Nakanome, foi lançado oficialmente nesta quarta-feira
O Boi Caprichoso, defensor da diversidade e pluralidade, demonstra mais uma vez seu reconhecimento à comunidade LGBTQIAPN+ e lança nesta quarta-feira, dia 17 de maio, Dia Internacional de Combate a LGBTfobia, o videoclipe da toada “Caprichoso – toda forma de amor”. A obra compõe o álbum musical 2023 do bumbá e descreve a importância da luta pela liberdade e contra todo tipo de preconceito, além de exaltar a força do amor azul, capaz de transformar a vida de milhares de pessoas.
A toada, escrita pelos compositores Igor Medeiros e Ericky Nakanome, reafirma a posição de vanguarda do Caprichoso no Festival Folclórico de Parintins. “É o reconhecimento pelas pessoas que estão diretamente envolvidas com a construção do Festival de Parintins. São artesãos, músicos, diretores, coordenadores, que além de estarem conosco no cotidiano do boi, também são ativistas e lutam por uma sociedade livre, igualitária e respeitosa”, destaca Ericky Nakanome.
Gravada pela levantadora de toadas Paula Gomes, a obra está disponível nas principais plataformas digitais do mundo. “É um marco no Festival de Parintins, o Boi Caprichoso canta em defesa de todas as formas de amor, e demonstra mais uma vez seu respeito por nossa comunidade. Hoje somos protagonistas, temos a liberdade de exercer nosso trabalho e falar desse amor que transforma a vida das pessoas”, revela Paula Gomes.
A bandeira LGBTQIAPN+, representada pelas cores do arco-íris, é destacada pelo Caprichoso na arena do Bumbódromo, nas roupas dos integrantes da Marujada e nos adereços da Galera, nas arquibancadas. “Somos um boi de luta, de resistência e temos muito orgulho de erguer os punhos por essa causa. Este ano, além das cores estarem presentes na arena, temos a alegria de contar com uma toada dedicada à todas as formas de amor”, enfatiza o presidente do bumbá Jender Lobato.
Neste dia 17 de maio, os movimentos de luta por liberdade e igualdade espalhados pelo mundo, incluindo o Boi Caprichoso, levantam a bandeira pelo Dia Internacional de Combate a LGBTfobia.
Acompanhe a letra:
Amor é amor
De todas as formas,
De todos os jeitos
O afeto transforma,
Cura preconceitos
Cultiva harmonia
Em tons de azul
É a luta que conduz transformação
Esperança emancipar
Liberdade e igualdade a disseminar
Amar sem precisar se esconder
Amar do jeito que quiser ser
Amar, só o que basta é amar
Vem brincar de boi de azul
Ser livre para sonhar, sorrir
Todas as formas de amor
São bem-vindas aqui
“É o canto da diversidade
que rasga um pacto de silêncio
opressão, dor e repressão
para desatar em arte e poesia
o brado de libertação,
emancipação, luta e revolução
viva a diversidade dos povos da floresta!”
Fotos: Paulino Produções