Universitários criam protótipos de aplicativos sobre ‘tempo livre’
O que você faz no seu tempo livre? Respostas contendo hobbies como fotografia, livros, música, passeio, amigos, comida e bebida estão entre as mais comuns. E porque não criar ferramentas que possam otimizar essa experiência, melhorando a vida do usuário? Foi a partir desse conceito que alunos do curso de Publicidade e Propaganda da faculdade Martha Falcão desenvolveram protótipos de aplicativos a partir do uso da ferramenta design thinking de serviços para encontrar soluções inovadoras que atendessem vários públicos.
Os resultados serão apresentados na próxima sexta-feira , 04.11, das 8h30 às 11h, durante o evento virtual Pitch 2020 – Apps Tempo Livre. A atividade é parte da disciplina Design em Meios Digitais ministrada pela professora Carla Batista e ocorrerá via plataforma Zoom, aberta ao público em geral. Para participar, basta se inscrever gratuitamente por meio do link even3.com.br/pitch2020/.
Para encontrar soluções inovadoras com aplicativos, os alunos tiveram que mergulhar nos conceitos de UX Design (Experiência do usuário) e Ui Design (interface do usuário) com os projetos de aplicativos, ou seja, foram obrigados a pensar em como melhorar a interface e, com isso, tenta criar uma melhor experiência do usuário para experiências com o tempo livre.
Como aproveitar o tempo livre para aprender um novo idioma; que passeios posso fazer em Manaus; conexão entre pessoas em torno de livros; troca de receitas de bebidas não alcoólicas; e-commerce de ambulantes; mapeamento de bares e pubs e app para ajudar músicos que cantam na noite a partir do couvert.
De acordo com Carla Batista, as ideias dos Apps foram validadas através de pesquisa do usuário com criação de personas e cenários. “Na área do design digital existe o hackathon, uma maratona que reúne várias profissionais para desenvolver ideias ou soluções criativas, inovadoras e específicas. Adaptamos a experiência em um projeto digital que permitiu que turma vivenciasse essa imersão durante um semestre. A ideia de pitch, que é a apresentação focada em resultados, é justamente para oportunizar a interessados que queiram conhecer os projetos e ajudar a implementá-los”, explica a professora que também foi mentora dos trabalhos.
As apresentações serão avaliadas por profissionais atuantes no mercado que também realizarão um bate-papo com os participantes, permitindo a troca de experiências. Os convidados para esse momento são: Josiane Nascimento, UX designer e mestre em Design com enfoque em games; Larissa Leite, psicóloga e mestre em Psicologia; Bruno Lopes, especialista em Design e Mercado; e Marcelo Menezes, mestrando da Universidade de Aveiro (PT) que atua há mais de 20 anos com Mirabile Design.
Projetos de Apps desenvolvidos
AppCalipe (Fotografia) – Felipe Moutinho e Carol Galvão; App Isis (Livros) – Taianna Nogueira e Carolina Gondim; App MeuPet+ (Pet) – Andressa Teles e Rafaella França; App Bora ali (passeio) – Luana Sampaio e Fernanda Souza; LeefApp (idioma) – Monik Cícero e Edinei Júnior; App Pégaso (livro) – Alice Azevedo e Fernanda Lins; App WeDrink (bebidas não alcoolicas) – Mateus Moreira e Gabriel Bastos; App Canta pra mim (música) – Eduardo Brasil e Vinícius Emiliano; Importadora Zona Franca (Loja) – João Mateus e Maria Cecília; App Pub’s + me (Pubs) – Ana Cecília.
Inscrições
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site: https://www.even3.com.br/pitch2020 até o dia 04 de dezembro. A Faculdade Martha Falcão garante um total de 5 PEX (horas complementares) aos participantes. O link da sala remota no Zoom estará disponível e poderá ser acessado no dia 04/12, a partir das 08h30.
SERVIÇO
O QUÊ: Pitch 2020 – Apps Tempo Livre
QUANDO: Sexta-feira, 04.12
HORÁRIO: 8h30 às 11h