Foradailha

Vereador Raiff Matos propõe socorro emergencial a artistas e ampliação de editais culturais

O vereador Raiff Matos (DC) cobrou uma maior articulação para minimizar a situação dos profissionais de cultura que vivem em dificuldades pela falta de trabalho durante a pandemia. Como profissional de cultura há 23 anos e hoje presidente da Comissão de Cultura e Patrimônio Público, o vereador disse que não poderia deixar de lutar pela categoria neste momento difícil.

“São muitos os profissionais que estão passando por dificuldades. Por isso, é necessário nos unirmos para criar uma forma ampla de apoio a estes profissionais unindo o Legislativo e o Executivo nessas ações emergenciais”, disse o vereador. Para ele, o primeiro passo é definir um cadastro confiável dos profissionais que fazem da atividade artística sua principal fonte de renda e estão hoje em situação de vulnerabilidade social.

Raiff acrescenta que é necessário estabelecer de forma emergencial uma estratégia de socorro aos profissionais que estão sem trabalhar e ter fonte de sustento. Entre os profissionais de cultura, estão músicos, atores, diretores, técnicos de som e iluminação, dentre outros. Mas além do socorro emergencial, o vereador lembra que é fundamental estimular esses profissionais a gerar receita. “Esses trabalhadores precisam ter condições de exercitar a sua principal matéria-prima que é a criatividade”, acrescentou.

O vereador Raiff Matos afirma que as produções artísticas também podem ajudar as famílias neste momento com entretenimento cultural durante a pandemia. “É possível sim a Prefeitura abrir mais editais e incluir os artistas para participar de lives e de outros projetos de entretenimento”, explicou.

Foto: Robervaldo Rocha/CMM.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *