Série D: Samuel Pires decide, Manaus vence Maranhão nos pênaltis e avança às oitavas
Após noventa minutos sem gols, goleiro esmeraldino pega cobrança e Gavião do Norte se classifica
O Manaus está classificado às oitavas de final da Série D do Campeonato Brasileiro. Após empate por 1 a 1 na ida, o Gavião do Norte fez um equilibrado jogo de volta contra o Maranhão no Castelão, em São Luis (MA), empatou sem gols e levou a melhor por 6 a 5 nas cobranças de pênaltis. O esmeraldino encara o Iguatu-CE na próxima fase.
Postado ofensivamente em campo, o Manaus chegou com perigo aos 11 minutos, quando Adenilson cruzou bola na cabeça de Jefferson, que carimbou a trave. A melhor resposta do adversário veio aos 24, com Vinícius Barata avançando em velocidade pela direita, cortando para o meio e finalizando para boa defesa de Samuel Pires.
No segundo tempo, o Maranhão procurou manter a mudança de postura e, após rebote da defesa esmeraldina, André Radija chutou alto e Samuel Pires fez grande defesa. Dois minutos depois, o Manaus respondeu com Renanzinho, que finalizou para fora. Os donos da casa chegaram novamente com André Radija, que acertou a trave em cobrança de falta.
Nos noventa minutos, nada de gols e a partida foi decidida nos pênaltis. Dos seis cobradores esmeraldinos, dois iniciaram a partida e quatro foram a campo no decorrer da mesma. Na série de cinco cobranças, Maranhão e Manaus converteram todas. Nas alternadas, Alvinho marcou para o Gavião do Norte e Samuel Pires pegou a cobrança de Alexandre, classificando a equipe amazonense.
Nas oitavas de final, o Manaus vai enfrentar o Iguatu-CE, que eliminou o Jacuipense-BA. O Gavião do Norte inicia a disputa em casa. Data, horário e locais serão divulgados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Texto: Roger Matos Foto: Rogério Reis