Formação internacional: Diretor de Competições Adjunto da FAF é aprovado para o programa Executivo Masters da CBF
Thiago Durante participará do programa de formação executiva da CBF Academy, que inclui módulos internacionais na Europa e nos Estados Unidos
Comprometida em capacitar seus gestores, a Federação Amazonense de Futebol (FAF) será representada no principal programa de formação executiva do país. Aprovado no processo seletivo, o Diretor de Competições Adjunto da entidade, Thiago Durante, viajará na madrugada deste sábado (28/09), para participar do CBF Masters, programa da CBF Academy que conta com módulos presenciais em São Paulo, no Rio de Janeiro, na Europa e nos Estados Unidos, com duração de 12 meses.
Com professores renomados, aulas presenciais concentradas e imersão internacional em Lisboa, Madrid, Zurique e na Flórida, o Executivo Masters da CBF é um programa de formação executiva que ensina e fortalece nos estudantes, as habilidades necessárias para administrar e operar um negócio lucrativo. Além disso, o programa também permite a expansão das redes profissionais entre estudantes e professores.
Grato e na expectativa para a experiência futura, Thiago Durante valorizou a oportunidade e exaltou a importância da capacitação internacional para a sua atuação no futebol amazonense.
“Essa capacitação tem uma relevância gigantesca para nossa atuação na FAF. Durante os módulos, vamos tratar com cases de sucesso do mundo inteiro em relação a gestão de futebol e organizações esportivas, como federações, clubes e empresas. O que tem de mais atual e relevante no mundo do futebol será tratado durante o curso. Além da troca de experiências com profissionais do mundo todo. Então, espero que isso tudo faça com que cresçamos cada vez mais como profissional e que possamos aplicar dentro do nosso futebol, trazendo para nossa realidade. Tenho certeza que vai ser de grande valia para o futebol amazonense”, declarou.
O Diretor da FAF garante ainda que o conhecimento adquirido no Executivo Masters poderá ser aplicado e compartilhado não só internamente na Federação, mas também junto aos clubes e entidades que participam do futebol local.
“Estaremos nos maiores centros do futebol brasileiro, europeu e mundial. Será uma experiência incrível e tenho certeza que só vai acrescentar e trazer benefícios para a carreira e vamos fazer de tudo para, dentro do possível e da nossa realidade, empregar todo esse conhecimento adquirido, no futebol amazonense de base, feminino e nas diversas categorias que estamos trabalhando aqui. Poderemos também trazer e fortalecer o trabalho diário dentro dos clubes. Então, tenho certeza que tanto para a Federação Amazonense, quanto para o futebol de maneira geral vai ser muito bom”, concluiu.
Módulos internacionais – O primeiro módulo internacional será realizado em Portugal, na capital Lisboa e tem como objetivo debater os principais fundamentos e desafios enfrentados no desenho de competições e ligas, bem como formas de garantir sua sustentabilidade financeira. Já o módulo seguinte será em Madrid, na Espanha, e tem como foco a discussão acerca da organização e gestão de grandes eventos e arenas esportivas.
Intitulado “O Modelo Norte-americano: Estrutura e Fundamentos do Esporte como Entretenimento”, o terceiro módulo será um espaço de estudos e debates acerca do modelo norte-americano de estruturação dos esportes e de organização dos eventos esportes. Por fim, o quarto módulo internacional será realizado na Suíça, na capital Zurique, e oferecerá a oportunidade de explorar o impacto das organizações internacionais nas políticas esportivas e auxiliará a identificar caminhos para fortalecer a ética e a governança no esporte global.
CBF Academy – Com um portfólio ativo de mais de cinquenta cursos, a CBF Academy reúne todas as competências e habilidades necessárias para a formação de profissionais do futebol. Organizada em duas escolas, a unidade educacional da CBF já certificou mais de 10 mil alunos. Além do mais, a instituição está atenta às mudanças rápidas, aos avanços tecnológicos, à inovação e ao empreendedorismo.
Dentro desse propósito, a CBF Academy criou o curso Executivo Masters, programa que fortalece o compromisso da entidade em contribuir para a profissionalização e o desenvolvimento do futebol e da indústria do esporte no Brasil, capacitando líderes do setor. Essa visão é semelhante ao que permeia a gestão da FAF, que também acredita que a evolução do futebol local está ligada à capacitação de seus líderes.
Fotos: Deborah Melo/FAF