Foradailha

Torneio SESI de Robótica traz projetos de inclusão e prática de atividades físicas

Como movimentar o corpo e se manter saudável sem sair de casa? Os jovens que estão participando da nova temporada do Torneio SESI de Robótica First Lego League (FLL) têm ideias inovadoras para manter a qualidade de vida com foco na realidade atual, e vão demonstrar isso no evento que acontece no próximo sábado, dia 15, e será totalmente online. Além das atividades físicas, o público receberá orientações sobre alimentação saudável e apoio psicológico, entre as ações desenvolvidas pelos jovens por meio de aplicativos, podcasts, Youtube e jogos interativos.

A inclusão para deficientes visuais e crianças com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) foi o foco das equipes Robóticos e Genius.com, da Escola SESI Dra. Emina Barbosa Mustafa. Ao pesquisar sobre a necessidade de inclusão para os dois grupos, os alunos desenvolveram ideias como podcast e um canal com vídeos personalizados de forma gratuita em plataforma online de vídeo e streaming.

Para os deficientes visuais, os alunos da equipe Robóticos desenvolveram um podcast de 10 a 15 minutos reunindo uma série de ações adaptadas para exercícios físicos e alongamento em casa. De acordo com a professora do SESI e técnica da equipe, Alessandra Silva, em pesquisa feita pelos alunos para construção do projeto, foi visto que os deficientes visuais têm uma necessidade maior da prática de atividades físicas para poder desenvolver ainda mais a noção de espaço que eles precisam ter por conta da mobilidade, portanto, tudo tem que ser desenvolvido com cautela e cuidado.

“Pesquisamos nas plataformas de streaming e de fato não encontramos nada parecido. Além disso, apresentamos a proposta para dois deficientes visuais e eles aprovaram a ideia”, contou a professora.

As orientações das atividades físicas e de alongamento são passadas de forma sonora pelo professor de educação física do SESI, Jonilson Aranha, que desenvolve o material com base na vivência dele em casa com os pais deficientes visuais. “Ao perder a visão, um deficiente desenvolve uma habilidade auditiva muito grande”, ressaltou ele. O primeiro episódio já está disponível na plataforma do Spotify https://tinyurl.com/3rkpfdsx.

Para ajudar as crianças com TDAH, o formato criado pelos alunos da equipe Genius.com, foi o de apresentar, em um canal do Youtube, vídeos simples e rápidos com instruções para que os responsáveis possam auxiliar as crianças em uma recreação mais calma, além de estimular tanto o desenvolvimento físico quanto mental para os portadores da doença.

“Incluímos a prática também da Yoga em nosso projeto, pois é um exercício físico que trabalha com a paciência e a calma. A ideia é trazer esses materiais para o Youtube, e tornar mais acessível tanto para assistir de forma gratuita, quanto para quem quiser tirar dúvidas e se comunicar com os responsáveis trocando sugestões”, explicou a professora do SESI e técnica da equipe, Patrícia Dutra.

    

Aplicativos e Jogos Interativos para prática em casa

Com a tecnologia dos aplicativos, os alunos também trazem ideias inovadoras para a etapa regional 100% online do Torneio SESI de Robótica. As equipes Lego Star e Robot Brotherhood, da Escola SESI Dra. Emina Barbosa Mustafa, e os alunos da Black and White, da Escola SESI Dr. Francisco Garcia, apostaram em aplicativos para prática de exercícios físicos, missões e até atividades de danças para combater o sedentarismo.

Quando der a hora de se movimentar, o alerta pode ser dado pelo relógio inteligente criado pela equipe Black and White e conectado a um aplicativo. Com o movimente-se Health Time, o usuário programa o relógio para receber alertas para se movimentar/exercitar seguindo os comandos que aparecerão no visor do relógio.

Os jogos interativos ficaram por conta da equipe estreante Team Joy, que criou uma roleta de atividades envolvendo diversos desafios simples, como corrida, alongamento e saltos, que podem ser feitos em qualquer lugar.

Fotos: Divulgação

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *