Equipe de Vilhena é campeã da etapa Norte do Torneio SESI de Robótica on-line
A equipe da Escola SESI Centro Educacional Isolina Ruttmann, Elev3r, é a grande vencedora do Torneio de Robótica FIRST Lego League (FLL) – Etapa Regional Norte, realizado ontem, 15, em transmissão ao vivo no canal do Youtube do SESI Amazonas pelo link https://www.youtube.com/SESIAmazonas. Com sábado recheado de atividades e desafios de robótica, as equipes participantes reuniram alunos de Manaus, Iranduba, Itacoatiara, Parintins, Manacapuru, e também de Boa Vista (RR) e Vilhena (RO).
Em competição acirrada entre as 16 equipes participantes do torneio 100% on-line, a veterana Elev3r apresentou a melhor avaliação em todos os quesitos da competição: Desafio/ Design do Robô, no Projeto de Pesquisa e na categoria Core Values (valores fundamentais), e conquistou o “Champion’s Award” (prêmio da campeã). O 2º e 3º lugar ficaram, respectivamente, com as equipes Robóticos, da Escola SESI Dra. Emina Barbosa Mustafa, e a Black and White, da Escola SESI Dr. Francisco Garcia, ambas de Manaus.
A plateia virtual formada pelos alunos de escolas públicas e particulares de toda a região Norte foi a responsável pela animação durante todo o evento. A temática do torneio deste ano desafiou os jovens a criarem soluções com ideias inovadoras voltadas para a prática de exercícios físicos, competições e brincadeiras com foco na qualidade de vida e na realidade atual. Os alunos trouxeram projetos para resolver o problema do sedentarismo, além de construírem robôs autônomos para realizar os desafios da competição.
“O Torneio SESI de Robótica é uma competição que muito nos orgulha por mostrar o quanto vocês são talentosos e, o mais importante, o quanto sabem trabalhar em uma equipe com um objetivo”, disse o presidente do Sistema FIEAM e diretor regional do SESI Amazonas, Antonio Silva, ao abrir o evento de forma remota, que contou com diferentes convidados especiais, incluindo interatividade com a plateia de casa.
O atleta amazonense Sandro Viana, ganhador da medalha de bronze no atletismo dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, foi um dos que marcou presença na transmissão on-line do Torneio SESI de Robótica. Inspirando os competidores da FLL, o velocista relembrou sua trajetória no esporte e contou como era seu tempo de escola em que se dedicava aos estudos.
“Sempre encarei o esporte como uma ciência e o esporte para mim é uma transformação, é algo que mudou a minha vida, a da minha família e de todos ao meu redor”, relatou o atleta, ao recordar também o que mais gostava de fazer quando estava na escola. “Eu gostava de participar na escola da Feira de Ciências, eu tinha uma verdadeira paixão por ela e para mim era o melhor momento do ano. Esse espírito de cientista eu trouxe para dentro do esporte e entendi que é importante você sempre ter um tipo de consciência que leve você a buscar mais informações para ser melhor a cada dia”, ressaltou.
Para motivar os jovens a acreditaram nos seus sonhos e irem atrás de realizar suas metas, Sandro mandou um recado para os alunos de 9 a 16 anos participantes do Torneio. “Hoje eu vim aqui falar para você, jovem que carrega o futuro da humanidade. É baseado na sua ideia, naquilo que você pensa enquanto está sozinho ou quando conversa com os amigos, que você pode mudar o mundo e pode começar aí dentro desse torneio”.
Programação gratuita e online para os jovens
A etapa regional contou com a participação de profissionais de educação física do SESI e atuantes nas áreas como karatê, natação e futsal. Abordando o tema “saúde mental”, a transmissão teve a presença da psicóloga, especializada em neuropsicopedagogia, Deborah Damasceno, que passou recado on-line para os internautas sobre os cuidados necessários com a mente em tempos de pandemia e isolamento social.
Pautas sobre o universo do mundo geek, com assuntos relacionados à tecnologia, filmes e jogos eletrônicos, além da apresentação de dança com toadas do boi Garantido e Caprichoso e degustação de comidas presentes na culinária regional, fizeram parte dos assuntos abordado pelas gêmeas Paula e Bruna Amaral, 14, alunas da Escola SESI Dra. Emina Barbosa Mustafa.
Além dos três colocados, a equipe Macunaima do Centro de Educação do Trabalhador João de Mendonça Furtado – Escola SESI/ RR, de Boa Vista, também foi classificada para a etapa nacional, que será realizada em junho de forma remota com as melhores equipes de todo o Brasil, selecionadas pelas seletivas dos torneios virtuais.
“Esse ano todos os alunos foram desafiados, seja no fato de trazer projetos inovadores, fazer criação e programação de robôs, ou na questão de submeter tudo isso e ser avaliado de forma on-line, algo novo para todos as equipes”, disse o professor do SESI e técnico da Team Prodixy, Glauco Soprano, ao adiantar para os jovens que a próxima temporada do Torneio SESI de Robótica, os participantes já podem pensar em melhorias para a temática da Logística, pensando em soluções principalmente voltada a realidade da região norte.
Para parabenizar e encerrar o evento, o representante do Departamento Nacional do SESI, Marcos Sousa, destacou a participação das meninas, que na etapa regional Norte 2020/2021 se mostraram mais presentes entre as equipes. “Esse é um dado muito importante de se dar, porque é a representatividade delas, esse lugar também é delas e que elas se sintam confortáveis aonde quer que elas desejem estar”.
Veja as equipes ganhadoras do Torneio SESI de Robótica 2021 – Etapa Regional Norte:
Prêmio Técnico Destaque: Silvio Luiz Vichroski- Equipe Elev3r
Desempenho do Robô: Elev3r – Escola SESI Centro Educacional Isolina Ruttmann (Vilhena-RO)
Core Valeus: Lego Star- Escola SESI Dra. Emina Barbosa Mustafa
Projeto de Inovação: Lego Machine – Centro de Educação do Trabalhador João de Mendonça Furtado – Escola SESI/ RR (Boa Vista-RR)
Design do Robô: Macunaima – Centro de Educação do Trabalhador João de Mendonça Furtado- Escola SESI/ RR (Boa Vista-RR)
Champion’s Award
1º Lugar: Elev3r – Escola SESI Centro Educacional Isolina Ruttmann (Vilhena-RO)
2º Lugar: Robóticos – Escola SESI Dra. Emina Barbosa Mustafa (Manaus-AM)
3º Lugar: Black and White – Escola SESI Dr. Francisco Garcia (Manaus-AM)
Classificadas para o nacional
Elev3r- Escola SESI Centro Educacional Isolina Ruttmann (Vilhena-RO)
Robóticos – Escola SESI Dra. Emina Barbosa Mustafa (Manaus-AM)
Black and White – Escola SESI Dr. Francisco Garcia (Manaus-AM)
Macunaima – Centro de Educação do Trabalhador João de Mendonça Furtado- Escola SESI/ RR (Boa Vista-RR)
Fotos: Divulgação