Parintins ganha nova estrutura da ADS para aprimorar venda direta de produtos regionais aos consumidores
Nova estrutura vai ser instalada na Praça dos Bois
A Agência de Desenvolvimento Econômico do Amazonas (ADS) contempla Parintins com kit completo do Programa Vem Pra Feira, destinado aos produtores rurais, para a comercialização direta aos consumidores. A conquista da nova estrutura aos feirantes da agricultura familiar foi anunciada pelo secretário municipal de Pecuária, Agricultura e Abastecimento, Tião Teixeira, ao receber o Chefe de Departamento de Negócios Agropecuários e Pesqueiros da ADS, Edson Luniere, na última semana.
O kit do Programa Vem Pra Feira, executado pela ADS em convênio com a Prefeitura de Parintins, é composto por três tendas de 10 x 10, 75 mesas, 75 cadeiras, 02 expositores de pescado, 70 bonés e 70 coletes. A nova estrutura chega a Parintins nesta semana, a partir de solicitação do secretário da Sempa em reunião com a diretora-presidente da ADS, Michele Bessa, em Manaus.
A equipe técnica da Secretaria Municipal de Pecuária, Agricultura e Abastecimento (Sempa) discutiu com o Chefe de Departamento de Negócios Agropecuários e Pesqueiros da ADS, junto com a engenheira de pesca da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), Sandrelly Inomata, a organização dos feirantes atendidos em Parintins, para melhorar as condições da comercialização dos produtos regionais. A instalação da nova estrutura do Programa Vem Pra Feira, para o funcionamento em espaço apropriado, foi outro ponto debatido durante a reunião na sede da secretaria de produção de Parintins.
O secretário Tião Teixeira ressalta que o prefeito Bi Garcia o designou a fortalecer a parceria com a ADS no sentido de beneficiar os produtores rurais. “Nós estivemos com a presidente da ADS, Michele Bessa, há cerca de um mês e fizemos essa solicitação, haja vista que a Feira da Praça dos Bois encontra-se muito castigada pela ação do tempo. Recebemos a resposta de que teremos um kit completo de feira. Vejo como uma grande conquista para os feirantes que trabalham na agricultura e precisam desse apoio”, afirmou.
De acordo com o Chefe de Departamento de Negócios Agropecuários e Pesqueiros, Edson Luniere, a ADS é um agente público do setor primário do Governo do Amazonas que busca proporcionar ambiente adequado à comercialização dos produtos da agricultura familiar. “A gente disponibiliza um espaço para o produtor rural trazer seus produtos e vender diretamente ao consumidor, tirando o papel do atravessador que eleva o preço e reduz a qualidade dos produtos. Vamos melhorar o espaço de comercialização”, frisou.
Foto: Reprodução