DestaqueNailha

Reativado o Conselho Municipal do Idoso em Parintins

Papel do Conselho é consultivo, normativo, deliberativo e formulador de políticas dirigidas à pessoa idosa

 

A reativação do Conselho Municipal do Idoso aconteceu na manhã desta segunda-feira (19), com a escolha da nova presidência e em seguida a posse. O colegiado é formado por 24 conselheiros entre titulares e suplentes de instituições governamentais e não governamentais.

O coordenador de habitação do município de Parintins, Marcos Anwdrey da Luz foi eleito presidente. A psicóloga Francesca Pontes, vice-presidente.

A reunião de reativação do Conselho Municipal do Idoso foi criado em 2005, ainda na primeira gestão do prefeito Bi Garcia. A Secretária Municipal de Assistência Social Trabalho e Habitação (Semasth), Zeila Cardoso, comandou a reunião desta segunda-feira, no Centro Pastor Lessa, bairro Itaúna II.

“A importância do conselho é conseguir fortalecer vínculos familiares, afetivos, comunitários e sanar a enorme estatística de violação para com a pessoa idosos. Parintins apresenta, mesmo com todo esforço que nós fazemos na execução das ações para o programa do idoso, ainda há um número expressivo de violação por abandonado, negligência, violação patrimonial que agente tentar dar uma resposta através do Creas”, disse Zeila.

O Conselho Municipal deve promover amplo e transparente debate das necessidades e anseios dos idosos, encaminhando propostas aos poderes municipais, principais responsáveis pela execução das ações. O papel do Conselho é consultivo, normativo, deliberativo e formulador de políticas dirigidas à pessoa idosa.

Foto: Reprodução

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *