Parintins chega a 40 dias sem óbito por Covid-19
Município está próximo de ter metade da população imunizada pela vacinação
Com números de casos e internações em queda, Parintins chegou nesta quinta-feira (12) a mais uma importante e positiva marca: quarenta dias sem registrar óbitos em decorrência da Covid-19. A informação, destacada pelo jornalista Mário Adolfo Filho no Twitter e fortemente repercutida na rede social, foi confirmada pela Folha de Parintins.
Segundo os boletins epidemiológicos emitidos pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde (CVS) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), o último óbito é datado de 4 de julho. O paciente, transferido de Parintins, veio a óbito em Manaus.
Com decreto de medidas restritivas prorrogado desde o último dia 4 de agosto por mais quinze dias, definido em reunião do Comitê Gestor de Combate ao Coronavírus, Parintins vive “dias de glória” com o controle dos indicadores da pandemia.
Nesta quinta-feira, foram registrados 4 novos casos e 3 novas internações. Duas altas – uma hospitalar e outra domiciliar – também foram registradas. Desde o início da pandemia, Parintins totaliza 10.039 casos da Covid-19.
Vacinação – Importante indicador da pandemia, a vacinação também apresenta números animadores. Segundo dados da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), atualizados nesta quinta-feira (12), Parintins alcança 86,5% da população com a 1ª dose da vacina contra a Covid-19.
Ainda segundo dados da FVS-RCP, 46,7% da população parintinense está imunizada pelo esquema vacinal completado com a 2ª dose ou com a vacina de dose única. Pela ordem de cobertura do esquema vacinal completo, em relação a população maior de 18 anos, Parintins é o 8º município do Amazonas que mais aplica doses de imunizantes.
Fotos: Yuri Pinheiro/Prefeitura de Parintins e Reprodução/FVS-RCP