DestaqueNailha

Melhor farinha de mandioca é escolhida em segundo concurso promovido na 35ª Expopin 

O concurso para a escolha da melhor farinha de mandioca foi realizado pela Associação dos Pecuaristas de Parintins (APP), na sexta-feira (03/12). Com a participação de cinco jurados, a competição aconteceu no Tatersal de Leilões Wilmar Viana na 35ª Exposição Feira Agropecuária de Parintins (Expopin). O primeiro concurso da melhor farinha de mandioca ocorreu na 34ª Expopin, em 2019.

O biólogo, Secretário de Produção Municipal, Tião Teixeira, o analista de produção agropecuária da Secretaria Municipal de Pecuária, Agricultura e Abastecimento (Sempa), Lindomar Freire, Engenheiro de Pesca do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Lucivaldo Pereira, o Engenheiro Agrônomo, Jeferson Macêdo, coordenador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa-Núcleo Parintins), e o extensionista do Idam, José Ramos, avaliaram o produto derivado da mandioca.

   

De acordo com a Engenheira Agrônoma da Sempa, Wanderléia Ribeiro, membro da coordenação do concurso, a programação contou com 10 produtores inscritos, no qual poderiam participar das duas categorias. Ela afirma também que, após a degustação, foram atribuídas notas, para definir os vencedores.

O extensionista do Idam, José Ramos, destaca a importância da realização do concurso. “Esse trabalho já vem sendo realizado há alguns anos e tem levado os produtores apresentarem cada vez melhor a sua farinha. Na questão de sabor, aroma, grãos, a Expopin tem ajudado nessa melhoria da qualidade da farinha no nosso município”, descreveu.

   

O resultado oficial do concurso será anunciado juntamente com os de outros concursos da 35ª Expopin, no palco do Parque de Exposição Luiz Lourenço de Souza, no dia 05 de dezembro, às 17h.

Texto: Luciana Veiga
Fotos: Pedro Coelho

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *