Copa Verde 2023 é confirmada no primeiro semestre
Paysandu levantou a taça em 2022. Manaus e Princesa são os clubes amazonense na próxima edição
A Copa Verde já tem data para acontecer em 2023 e a espera não será longa. A competição, recém-conquistada pelo Paysandu-PA, será realizada de 18 de fevereiro a 03 de maio, composto por cinco fases no total.
O futebol amazonense será representado por Manaus e Princesa do Solimões – atuais campeão e vice do Barezão.
A tabela da Copa Verde ainda será divulgada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Fórmula de disputa – A primeira fase e oitavas de final vão definir os classificados mediante a realização de apenas um jogo. O cenário muda a partir daí. Quartas de final, semifinal e final vão ter confrontos de ida e volta.
Atual campeão – Paysandu derrotou o Vila Nova no último fim de semana e conquistou o terceiro título, consagrando-se, assim, o maior vencedor da história da Copa Verde.
O futebol paraense, contudo, vai ter um representante a menos apesar do título alviceleste. Isso porque a Tuna Luso (atual terceira colocada) não está bem colocada no ranking da CBF e, portanto, não garantiu vaga.
Participantes – A Copa Verde 2023 vai reunir campeões e vices de 12 federações estaduais de futebol diferentes, além de times bem colocados no ranking nacional da entidade. Goiás, com quatro times, é o estado que vai ter mais representantes – Vila Nova (atual vice-campeão da Copa Verde), Goiás, Atlético-GO e Aparecidense.
Com três representantes cada, Acre e Mato Grosso aparecem na sequência. Amazonas, Distrito Federal, Espírito Santo, Pará e Tocantins vão ter dois times. Amapá, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima vão ter uma agremiação cada.
Veja os 24 times que vão disputar a edição 2023 da Copa Verde:
Atlético Acreano (AC)
Humaitá (AC)
São Francisco (AC)
Trem (AP)
Manaus (AM)
Princesa do Solimões (AM)
Brasiliense (DF)
Ceilândia (DF)
Real Noroeste (ES)
Rio Branco (ES)
Aparecidense (GO)
Atlético-GO (GO)
Goiás (GO)
Vila Nova (GO – atual vice-campeão)
Cuiabá (MT)
Luverdense (MT)
União (MT)
Operário (MS)
Paysandu (PA – atual campeão)
Remo (PA)
Real Ariquemes (RO)
São Raimundo (RR)
Interporto (TO)
Tocantinópolis (TO)